Notícias

Setor da Letras promove conhecimento de língua portuguesa e cultura brasileira para ação internacional da UFRJ

Estudantes pré-PEC-G em atividade cultural no Centro do Rio.

O Setor de Português Língua Estrangeira (SePLE) e a Coordenação do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira PEC-G, a convite do Prof. Dr. Paulo Tonani (Faculdade de Letras/UFRJ), têm realizado atividades com os estudantes do curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, por meio das quais o conhecimento da língua portuguesa é aprofundado e, simultaneamente, é o processo da preparação para a vida acadêmica no Brasil é otimizado.

Desde 2022, os estudantes pré-PEC-G tem tido a oportunidade de realizar aulas exploratórias pela cidade do Rio de Janeiro. No ano passado, a atividade “Cartografias Literárias”, levou os estudante ao estudo de trechos selecionados de textos literários, durante um passeio pelo circuito da Pequena África, no centro do Rio. Já, neste ano (2023), o tema foi “violência policial e territorialidades”, em que foi promovida a reflexão sobre os espaços urbanos no Rio de Janeiro, a violência policial e a  arte como forma de expressão, tomando o grafite como ponto de partida.

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), segundo o site oficial, “oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.” Saiba mais.

Na UFRJ, o Setor de Português como Língua Estrangeira da Faculdade de Letras oferece um curso intensivo de português e cultura brasileira, a fim de preparar os estudante do Programa PEC-G. Saiba mais.

Estudante pré-PEC-G participando de atividade cultural.
Visita ao sítio arqueológico do antigo Cais do Valongo, o principal ponto de entrada de africanos escravizados do Brasil, redescoberto durante as obras para as olímpiadas do Rio de Janeiro.