Acordos Internacionais

A UFRJ estabelece acordos de cooperação e outros tipos de parcerias com centenas de instituições de ensino superior estrangeiras. Os acordos assinados informam, dentre outras coisas, os direitos e deveres dos estudantes que pretendem realizar intercâmbio.

Embora os termos dos acordos de cooperação variem de uma universidade para outra, de modo geral eles garantem que os estudantes da UFRJ não paguem taxas escolares na universidade estrangeira, recebam visto de estudante no seu passaporte, que lhes permite a matrícula na universidade estrangeira e a permanência no exterior pelo período necessário e aproveitem, na UFRJ, os créditos obtidos na universidade estrangeira.

Veja a seguir o quantitativo de acordos por país atualizada em 03/04/2024:

A Divisão de Acordos Acadêmicos Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desempenha um papel fundamental como unidade de assessoramento técnico às unidades acadêmicas da instituição na celebração de acordos de cooperação.

Sua principal responsabilidade é proporcionar suporte especializado no processo de celebração de acordos de cooperação acadêmica e científica com instituições estrangeiras. Por meio dessa função, a Divisão de Acordos facilita a criação e a gestão de parcerias acadêmicas e científicas, promovendo a internacionalização da UFRJ.

Isso envolve orientar as unidades acadêmicas sobre os requisitos e as diretrizes para a colaboração internacional, incluindo o apoio aos coordenadores locais na negociação de novas parcerias, gestão dos dados relativos às parcerias institucionais, além da orientação e análise dos processos administrativos para a celebração de novos acordos.

A atuação da Divisão de Acordos contribui para a expansão das oportunidades de intercâmbio, pesquisa conjunta e enriquecimento do ambiente educacional da UFRJ com perspectivas globais.