Notícias Oportunidades abertas

Inscrições abertas para Curso FRANMOBE (Francês para Mobilidade Estudantil)

Sorteio já realizado: clique aqui para conferir.

A Superintendência Geral de Relações Internacionais (SGRI/UFRJ), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, torna pública a chamada para seleção de estudantes de graduação ou pós-graduação para o Curso FRANMOBE (Francês para Mobilidade Estudantil).

Vale ressaltar: não se trata de um curso de francês convencional. Veja a explicação a seguir:

O que é FRANMOBE?

Um curso de francês inovador voltado para mobilidade acadêmica: um projeto desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a Agência Universitária da Francofonia (AUF) e executado pela primeira vez na UFRJ. O estudante finaliza o curso sendo capaz de argumentar e defender o projeto de mobilidade que idealizou ao longo do curso. É uma ferramenta de cooperação para a internacionalização das instituições de ensino superior. O curso FRANMOBE foi elaborado de forma bastante flexível para se adaptar a vários contextos, contemplando a diversidade em cada instituição de ensino superior brasileira, sendo desenvolvido de forma presencial ou remota.

O curso é para nível básico, para estudantes de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados na UFRJ que nunca realizaram aulas de francês e que desejam realizar intercâmbio em instituições de países francófonos em médio prazo.

Serão 5 turmas (4 remotas e 1 presencial) com número total de 50 vagas. A seleção será realizada por sorteio. O curso completo é formado por 4 módulos, portanto os estudantes devem ter matrícula ativa na UFRJ até final de 2024. Para participar, não é necessário que o estudante já tenha sido selecionado para um programa específico de mobilidade.

O prazo das inscrições é até dia 28 de abril, às 23:59 horas.

Clique aqui  para fazer sua inscrição.