Texto de Guilherme Antunes
No período de 24/03 a 28/03, o Instituto Federal Fluminense sediou, no campus Cabo Frio, o evento internacional “I Internacionaliza IFF: Campamentos de Liderazgo para la Educación Internacional Inclusiva”. O A SGRI/UFRJ esteve representada pela diretora da divisão de mobilidade internacional, Izabel Souza, e pelo analista de relações internacionais, Guilherme Ramos, que apresentou um trabalho no painel de boas práticas de internacionalização, intitulado “Semanas de Internacionalização da UFRJ”: uma análise das potencialidades inclusivas da internacionalização da extensão”. A servidora Rosa Porch, lotada no Gabinete do Reitor, também participou do evento.
Para além do intercâmbio de aprendizados e experiências no campo da internacionalização da educação superior, o evento favoreceu também a constituição de uma rede de networking, estimulando a aproximação dentre universidades brasileiras e latino-americanas com o intuito de estabelecimento de parcerias bilaterais. Ademais, durante o evento foi promovido um encontro da Rede de assessorias internacionais das IES do Rio de Janeiro – REARI, que contou com a participação do professor Papa Ndiaye, Superintendente Geral de Relações Internacionais da UFRJ. A reunião prestou-se ao planejamento de atividades referentes à realização de dois eventos internacionais a ocorrerem em junho de 2025, quais sejam, o encontro da Liga Brasil, Rússia e Bielorrúsia e o fórum de reitores dos BRICS.
Eventos como o I Internacionaliza IFF apresentam-se como excelentes oportunidades de capacitação de servidores, os quais regressam a seus postos de trabalho dotados de um conhecimento arejado e altamente especializado sobre perspectivas para a internacionalização. E, acima de tudo, ampliam suas redes de contato e amplificam suas visões de mundo. Decerto, trata-se de uma experiência única para compartilhamento de saberes e interlocução com universidades de diferentes países, a qual forma e transforma os participantes.


