Projeto FRANMOBE – 3ª reclassificação no ar

A SGRI divulga a terceira reclassificação do Projeto FRANMOBE.

Clique aqui para ver a lista e as instruções expressas sobre o prazo para responder à convocatória por e-mail.

A SGRI divulga a segunda reclassificação do Projeto FRANMOBE.

A SGRI divulga lista de classificação do Projeto FRANMOBE.

Devido à instabilidade no site e à decorrente perda do acesso à documentação, a SGRI estenderá o prazo para o envio da documentação conforme o Edital até à 00:00h do dia 14/04/2024.

Todo os demais itens do cronograma se mantém do mesmo modo.

A SGRI divulga resultado do sorteio do Programa FRANMOBE.

Todos os candidatos, selecionados ou não, devem estar atentos às seguintes instruções:

Candidatos já selecionados

Quem já estiver selecionado deve baixar o Termo de Compromisso e a Autorização de Uso de Voz, Imagem e Outros Direitos, assinar estes documentos e enviá-los até dia 12/04/2024 para o e-mail jessicacosta@internacional.ufrj.br.  O não envio ou envio feito sem anexo serão considerados como desistência.

Não classificados

Quem não constar na lista de classificados deve ficar atento à sua caixa de e-mail informada na inscrição, pois em caso de eventual convocação, terá o prazo de 48 horas a partir do recebimento para responder.

Clique aqui para ver o resultado do sorteio.

Clique aqui para baixar o Termo de Compromisso.

Clique aqui para baixar a Autorização do Uso de Voz, Imagem e Outros Direitos.

A Superintendência Geral de Relações Internacionais (SGRI/UFRJ), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, torna pública a chamada para seleção de estudantes de graduação ou pós-graduação para o Curso FRANMOBE (Francês para Mobilidade Estudantil).

Vale ressaltar: não se trata de um curso de francês convencional. Veja a explicação a seguir:

O que é FRANMOBE?

Um curso de francês inovador voltado para mobilidade acadêmica: um projeto desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil em parceria com a Agência Universitária da Francofonia (AUF) e executado pela primeira vez na UFRJ. O estudante finaliza o curso sendo capaz de argumentar e defender o projeto de mobilidade que idealizou ao longo do curso. É uma ferramenta de cooperação para a internacionalização das instituições de ensino superior. O curso FRANMOBE foi elaborado de forma bastante flexível para se adaptar a vários contextos, contemplando a diversidade em cada instituição de ensino superior brasileira, sendo desenvolvido de forma presencial ou remota.

O curso é para nível básico, para estudantes de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados na UFRJ que nunca realizaram aulas de francês e que desejam realizar intercâmbio em instituições de países francófonos em médio prazo.

Serão 4 turmas do Projeto 1 (para iniciantes) em formato semi presencial e com número total de 56 vagas e 2 turmas do Projeto 2 ( apenas para quem já concluiu o projeto 1) em formato virtual e com 24 vagas. A seleção será realizada por sorteio para as turmas do Projeto 1 e por ordem de inscrição para os alunos do Projeto 2.

O curso completo é formado por 4 módulos, portanto os estudantes interessados em iniciar no projeto neste edital devem ter matrícula ativa na UFRJ até final de 2025. Para participar, não é necessário que o estudante já tenha sido selecionado para um programa específico de mobilidade.

O prazo das inscrições é até dia 05 de abril, às 23:59 horas.

Clique aqui  para se inscrever no projeto 1.

Clique aqui  para se inscrever no projeto 2 (apenas para quem já tem o projeto 1 concluído).