Uncategorised

Casa da Ciência

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – vem se constituindo como um centro de popularização da ciência que explora as diversas áreas do conhecimento  através de linguagens variadas – teatro, exposições, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual.

casa da ciencia

O grande desafio tem sido motivar o público a fazer suas próprias descobertas a partir de atividades que o convidem a buscar respostas e provoquem sua curiosidade.

O espaço possui cerca de 3.000 m² de área distribuídos entre: Salão de Exposição, Auditório, Áreas de apoio e lazer, Administração e Serviços.

Itinerar com os eventos vem sendo uma prática cada vez mais freqüente da Casa da Ciência. A nossa participação, através de mostras ou de exposições completas, está crescendo e assumindo papel relevante nos eventos de divulgação científica brasileiros, o que faz aumentar a importância de se conceber projetos que já tenham características que facilitem e permitam sua itinerância.

Os projetos desenvolvidos contribuem para o despertar da curiosidade científica e têm como objetivo proporcionar um canal de comunicação entre a comunidade acadêmica, a sociedade em geral e suas instituições públicas e privadas.

A Casa da Ciência, ao longo destes primeiros anos de atuação, vem realizando eventos nos quais parte dos recursos humanos, materiais e financeiros são obtidos através de parcerias com diversas instituições públicas ou privadas. Estas parcerias podem acontecer através de:

Patrocínio a projetos desenvolvidos pela Casa da Ciência;

Intercâmbios voltados para a itinerância de exposições;

Troca de informações e experiências;

Apoio a projetos de outras instituições.

Assim como o público descobriu as atrações da Casa, as empresas que se associaram a eventos obtiveram um retorno altamente compensador em função do marketing cultural proporcionado pelos eventos. Além deste objetivos mais imediatos, decorrentes do excelente retorno de imagem, os patrocinadores se beneficiam dos resultados da atuação conjunta no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos.

A Casa da Ciência vem oferecendo às empresas patrocinadoras a possibilidade de utilização dos benefícios proporcionados pelas leis federal, estadual e municipal de incentivo à cultura. O uso destes incentivos agrega a redução dos gastos com impostos ao retorno de imagem, elevando o interesse dos investidores.

Para os próximos anos, o esforço é de consolidar esta grande aliança com novas instituições, tanto nas áreas de marketing, incentivos fiscais e utilização das instalações para desenvolvimento de projetos, quanto na exploração de produtos gerados conjuntamente.

Empresas e instituições tais como a Fundação Vitae, FAPERJ, SESC, Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Petrobras, Fundação Vale do Rio Doce, SEBRAE, Klabin, ML Magalhães, Zeiss, Compuhouse, FIOCRUZ, FIRJAN, Compcom, Centro Cultural Banco do Brasil, Gaomon, Gemini Informática, Sony, White Martins, Secretarias Estadual e Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Museu Paraense Emílio Goeldi, Estação Ciência/USP e o Tecnorama foram parceiros da Casa da Ciência na realização de diversas atividades.

Casa da Ciência UFRJ

Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo