XXXIII Encontro da AULP – Participação da UFRJ – Dois novos acordos

Professor Papa Matar, Superintendente geral de relações internacionais da UFRJ

Encerrou-se na última quarta-feira, 26, a edição XXXIII do Encontro anual da AULP, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa, que congrega universidades do Brasil, de Portugal, de países africanos que tenham a língua oficial portuguesa como língua oficial, de Timor-Leste e de Macau. A UFRJ sediou a edição deste ano e utilizou as dependências da COPPETEC.

Os quase 170 participantes, representes das instituições associadas, tiveram a oportunidades de discutir o tema “migrações, desigualdades e desenvolvimento sustentável.”

Da agenda de trabalho da AULP, além das reuniões deliberativas, foi cumprida a eleição do reitor da Universidade de Cabo Verde, o professor  José Arlindo Barreto, como novo presidente da Associação, e também a concessão do prêmio Fernão Mendes Pinto, o qual premia trabalhos acadêmicos que contribuam para o fortalecimento da língua portuguesa.

Participação da UFRJ

Reitor, professor Roberto Medronho, na apresentação do projeto Convivium do Instituto de Nutrição

A UFRJ além de instituição sede, também participou ativamente na organização do evento por meio da equipe da COPPETEC, da equipe SGRI e de vários técnicos e docentes vindos de diversas unidades.

Dentre as participações, pode-se destacar o relançamento da obra Brasil e África: Outro Horizonte, de José Honório Rodrigues, que foi apresentado pela professora Monica Lima e Souza, do Instituto de História da UFRJ.

Também abrilhantaram a participação da UFRJ o projeto Convivium do Instituto de Nutrição, o Quinteto Experimental de Sopros e Projeto Violões da UFRJ, ambos da Escola de Música.

Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ

Novos acordos:

Dois novos acordos acadêmicos internacionais foram assinados pela ocasião do evento: com a Universidade de Macau e da Universidade Zambeze.