Conteúdo repostado. Autor: Cadu Franklin. Leia o original clicando aqui.
A Associação Universitária de Pesquisas Espaciais (Usra, em inglês) homenageou, na última semana, em conferência internacional na cidade de Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos, os professores Marcelo Assafin e Bruno Morgado, do Observatório do Valongo (OV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em reconhecimento às contribuições nos estudos solares e planetários, os docentes agora nomeiam, respectivamente, os asteroides 28967 e 339040.
A Asteroids, Meteors, Comets Conference (AMC), organizada pela Usra em parceria com o Instituto Lunar e Planetário (LPI, em inglês), o Observatório Lowell e a Universidade do Norte do Arizona, ocorreu entre os dias 18 e 23/6. De acordo com Assafin, apesar dos inúmeros asteroides já descobertos, essa é uma honraria conferida a poucos pesquisadores. Ele espera continuar fazendo jus ao reconhecimento recebido.
Para Morgado, a nomeação é, sobretudo, a marca de um sonho realizado: “Isso me deixou extasiado. É um sonho se tornando realidade. Terei meu nome imortalizado em um asteroide do sistema solar. E isso me motiva a cada vez mais me empenhar em fazer ciência e mostrar a importância da ciência que fazemos no Brasil e em particular na UFRJ, que é reconhecida no mundo inteiro”, festejou o homenageado. Clique aqui para ler a matéria completa..