O Museu busca uma integração das geociências e do entendimento do por que, onde e como ocorrem os desastres naturais, tais como terremotos, furacões, vulcões, mudanças climáticas, retratando a história geológica da Terra. O museu abriga a terceira maior coleção de fósseis no país, catalogada pelo sistema Paleo do Serviço Geológico do Brasil, de acervos disponíveis na internet.
Compreende um acervo de aproximadamente 20.000 minerais, rochas, solos e fósseis, além de fotografias, instrumentos de uso em geociências, mapas, documentos e livros raros. Deste acervo fazem parte materiais de extrema raridade como o meteorito Uruaçu, holótipos de fósseis brasileiros (tipos de referência científica), minerais e rochas raras.
O gerenciamento das coleções científicas de fósseis vem sendo realizado através de parceria com o Serviço Geológico do Brasil. O acervo científico de fósseis está disponibilizado na base PALEO, acessível em http://www.cprm.gov.br/bases/novapale/paleind.php, podendo ser acessado através da consulta textual por nome do exemplar, localidade do repositório e unidade litoestratigráfica. As informações relativas ao Departamento de Geologia são identificadas pelo código UFRJ-DG.
As seguintes instituições estão diretamente comprometidas com o desenvolvimento do projeto para o Museu de Geologia:
Departamento de Geologia da UFRJ
Departamento de Recursos Minerais (DRM) – Governo do Estado do Rio de Janeiro
FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
CPRM – Serviço Geológico do Brasil
Museu da Geodiversidade
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Instituto de Geociências – Departamento de Geologia
Av. Athos da Silveira Ramos 274
CEP 21941-916
Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Rio de Janeiro – RJ
FUNCIONAMENTO E CONTATOS
2ª a 6ª feira – 8:00 – 15:30 horas
Agendamento de visitas: 21-2598-9464 21-2598-9464 e 2598-3093
Fax: (21) 2598-9465
E-mail:museugeodiversidade@geologia.ufrj.br