II Semana de Integração do Estudante Estrangeiro – Confira o Evento em Detalhes

Nova edição da Semana de Integração do Estudante Estrangeiro, contou com a presença dos estudantes PEC-G pela primeira vez.

Estudantes na Praia Vermelha com o Pão de Açúcar ao fundo.

Nestes últimos 27, 28 e 29 de março, os espaços do Fundão e da Praia Vermelha mais uma vez foram visitados e admirados por estudantes estrangeiros ingressantes nos diversos cursos da UFRJ, no contexto da Semana de Integração do Estudante Estrangeiro.

Dentre as novidades que marcaram esta segunda edição, destacam-se a participação do ComuniDança e a presença dos estudantes dos convênios PEC-G, os quais se juntaram aos estudantes de intercâmbio, pela primeira vez no evento.

O primeiro dia contou com a já consagrada cerimônia de boas-vindas, que novamente utilizou os espaços da Inovateca, onde o Superintendente Geral de Relações Internacionais, Professor Amaury Fernandes, e a Coordenadora Acadêmica de Relações Internacionais, Professora Jennifer Lowe, deram a palavra de abertura. Nesta parte também foi feita uma breve apresentação da Universidade, com fatos e números, e também foi feita uma seção informativa sobre assuntos acadêmicos com os responsáveis pelo ingresso de estudantes de intercâmbio.

Professores Amaury Fernandes e Jennifer Lowe no auditório da Inovateca

Outra participação já consagrada, não apenas no primeiro dia, mas em todos os outros, foi a do InterPoli, que é parte da política de internacionalização da Escola Politécnica e que consiste em uma organização estudantil que se dedica a acolher estudantes estrangeiros. Seu apoio à SGRI tem prestado os serviços do Buddy Program, com o qual o estudante estrangeiro é apadrinhado por um estudante local, e também com as indicações de moradias para estrangeiros. A iniciativa é um exemplo a ser copiado por toda a UFRJ. Clique aqui para saber mais.

O final do primeiro dia foi marcado pela presença inédita e marcante do ComuniDança, projeto cultural vinculado à EEFD. Confira a seguir:

Para conhecer mais sobre o ComuniDança, clique aqui.

O Dia 2

Nesta segunda etapa, aconteceu mais uma visitação à Reserva da Ilha do Catalão com apoio do Instituto de Microbiologia, onde se falou sobre a biodiversidade da Ilha do Fundão e sobre preservação ambiental.

No intervalo de almoço, os estudantes conheceram o Restaurante Universitário central, onde puderam conhecer a boa qualidade da alimentação e o baixo custo.

Na parte da tarde, foi feita a visitação ao  Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável (NUMATS), vinculado à COPPE.

Um desfecho com muitos significados

A última etapa foi uma imersão histórica carregada significados: o campus da Praia Vermelha, além de ser o primeiro campus universitário do Brasil, está situado próximo ao marco de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, onde aconteceram muitos episódios históricos fundamentais para a história do Brasil. Além disso, a biodiversidade do local demonstra com precisão a presença na natureza no cenário urbano carioca.

No início da visita, o Professor Pierre Ohayon, da FACC, que também é de nacionalidade estrangeira, acolheu calorosamente os estudantes nas instalações do Palácio Universitário e contou um pouco sobre a história do local e de sua importância para o Brasil.

Logo após o almoço no “bandejão” do campus Praia Vermelha, seguiu-se a caminhada até a pista Claudio Coutinho, onde o evento se encerrou com a vista distante do Cristo Redentor, aos pés do Pão de Açúcar, em meio à paisagem exuberante do local.

Confira a seguir mais imagens do Evento:

Professor Pierre Ohayon, da FACC, contando a história do Palácio Universitário.
Micos-estrela (Saguis) se aproximando dos visitantes durante o passeio.
Estudantes estrangeiros (intercâmbio e PEC-G), juntos ao pessoal do InterPoli e ComuniDança em atividade de integração.
Visita à Reserva da Ilha do Catalão.
Visitação ao NUMATS