O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.
Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Alojar-se no Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 – residência da Família Imperial brasileira até 1889 – deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero. Por estar situado no mesmo local que serviu de moradia a família real por vários anos (onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembléia Constituinte Republicana), hoje, atua na interface memória e produção científica.
A Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ (SEMEAR) possui um acervo que retrata o cotidiano desta instituição no contexto político, econômico e social brasileiro, bem como revela as suas relações com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras. São documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações ocorridas no cenário internacional das ciências. Além disso, custodia também diversos arquivos privados pessoais, de cientistas e professores.
As atividades de pesquisa científica são desenvolvidas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados, que dispõem de coleções que representam a base para os estudos das diferentes especialidades. Reconhecido internacionalmente como núcleo de excelência em pesquisa, o Museu Nacional mantém parcerias com os principais centros nacionais e internacionais de ciências naturais e antropológicas. A instituição desenvolve inúmeros projetos em diversas linhas de pesquisa, contando com o financiamento das principais instituições de fomento do país.
O ensino no Museu Nacional é oferecido por meio de cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Há cursos de mestrado e doutorado em Antropologia Social (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Botânica e Zoologia; cursos de mestrado em Arqueologia; cursos de especialização em Línguas Indígenas Brasileiras (Setor de Lingüística); e o curso de Geologia do Quaternário (Departamento de Geologia e Paleontologia). Vinculados aos cursos de pós-graduação existem ainda projetos e grupos de pesquisas em diversas áreas.
O Museu Nacional/UFRJ está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. O parque é uma unidade de Conservação Ambiental, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e administrada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão CEP 20940-040
Rio de Janeiro, RJ, BRASIL
Telefone: (21) 2562-6900 (21) 2562-6900